13
dez
17

BLOG DO PIMENTA PRÉ-2018


amaury_2

AMIGOS QUERIDOS & FIÉIS LEITORES – CARTA ABERTA SOBRE ESTE 2017 – O Publicitário Washington Olivetto, certa feita, disse sobre Amaury Jr.: “O jornalismo de Amaury Jr. trafega do útil ao fútil. Nunca esbarrando no inútil”. De certa forma, me indentifico com estas palavras. Cada pessoa que faz uso de uma Rede Social expõe nela, única e exclusivamente, as coisas que tem dentro de si para mostrar. Seja neste Blog, seja por qualquer outro veículo, mantenho a mesma postura que tenho diante do meu Teatro, dos meus shows, textos e no auge de todas estas coisas: minha VIDA. Quando se é alguém como eu, que simplesmente lida com todos os extratos sociais possíveis e imagináveis, pessoas das mais díspares correntes de opinões – sobre Política, Futebol, Religião, Sexualidade, Classe Social, etc – se há segredo para isto, penso ser o fato de ter a capacidade de me respeitar, logo, consigo RESPEITAR TODO MUNDO. Porque decidi falar de respeito hoje? Este ano de 2017 não entrará para a história como dos melhores. Foi um ano duro, severo financeiramente até mesmo para os Ricos, onde uma descrença e uma desesperança se assenhorou de mentes inteligentes e corações aquecidos. Porque todos nós somos seres humanos, todos passivos de nos entristecer diante desta realidade. Vejo muitas pessoas criticarem o excesso “de felicidade” postada no Facebook. Há quem nada posta, mas revira do avesso a vida de cada participante. Há quem busque “a próxima vítima” entre lindas mulheres e homens ricos. Existem ativistas – na minha opinião, todos mais do que bem vindos! – existem radicais, o que nos inspira maior cuidado em nossas colocações. Não há porque proibir que uma opinião seja postada, mas também é covardia se ocultar na impessoalidade da Internet para ofender as pessoas. Pessoalmente, considero uma banalização da imagem fotográfica – porque sempre gostei muito de fotografias, meu amigos de longas datas sabem que sou um fotógrafo amador, fotografando do orvalho das plantas até o brilho do olhar das pessoas – através das tais “Selfies” que, como disse acima, mostram o que aquela certa pessoa tem para compartilhar: única e exclusivamente sua própria cara. O que não é crime, apenas testemunho de uma vida sem maiores posses, de todo tipo de ordem.

21_07_2017__09_14_342295675d4531a7c58406ef64ff1a4584b445a_640x480

O que mais vi neste 2017 foi a miserabilidade do povo brasileiro. Há muita crítica, mas apenas críticas. Não há respostas, não surgem ideias, nada de ação. Vejo com tristeza toda nação descendo ladeira abaixo, aguardando por um “Salvador da Pátria”, todos se eximindo de qualquer responsabilidade, sobretudo acreditando que este “Salvador” deve ser alguém, pode ser além do Ex-Presidente populista, um homem obscuro, com saudades do AI – 5, com opiniões e discursos dignos da Alemanha de Hitler.

oli

Foi este 2017, o ano em que vi o Teatro ser brutalmente esmagado, não pelo Governo apenas, mas principalmente pelas Escolas que ainda possuem um Teatro. Conselhos inteiros de Doutores Mestres em Educação simplesmente não querem saber de Teatro… Professores dizendo não ao Teatro, dizendo não ao Produtor Carlos Pimenta que, como todos sabem, deixava no vidro de suas bilheterias este aviso: “Professores não pagam para assistir a este Espetáculo”, um tributo meu, a todos os meus Professores que me incentivaram a seguir esta minha carreira.

images (1)

Não se preocupem: o Teatro vive! Se Adolf Hitler, o próprio mal encarnado, não destruiu o Teatro, não serão tais desmandos que o farão: causam um enorme estrago, sangra demais, mas não mata.

Neste 2017, a impessoalidade reinou no ar. A incapacidade das pessoas de se falarem entre si, a mórbida necessidade de “falar mal”, não importa o porquê. A razão, sem dúvida alguma, é a falta de empatia, decisão voluntária em não se ver o lado bom das coisas sob hipótese alguma.

Fotos compradas, baixadas, recebidas via email ou pelo FTP Sem Legenda
Neste 2017, vi radicalismo religioso. Vi também o crescente ódio contra os homossexuais. Vi, como nunca, a maior de todas as agressões que uma criança pode receber: ter sua infância de brincadeiras e alegrias ao sol e ao ar livre sendo substituída por um aparelho celular, com o consentimento dos pais…
2017 está marcado pela mais absoluta agressividade. O ser humano está completamente incapaz de amar, fazer sexo, ler um livro, ouvir uma canção que realmente agrade ao coração, um gesto de afeto.

evolução

O homem em 2017 se tornou um troglodita que sem cérebro, pênis e dinheiro, pode apenas bater na mulher que, vai se saber porque, passou a “gostar de apanhar”.

Princesinha

A mulher, obra máxima da criação, conduzida a um materialismo terrível, que massacra sua feminilidade em troca de um suposto “empoderamento” feminino que, apenas a transforma naquilo que sempre criticaram nos homens…

A juventude, esta é que mais assusta: não se descobrem, não descobrem o mundo e a vida, se enfiam em clichês e chavões vazios, aguardando “serem inseridos”, “fazer parte”, entrar na “Modinha”. E a pergunta que não cala nem encontra resposta: entrar onde? Fazer parte de qual todo?

ap4

Em 2017 foi proibido rir, fazer piada, brincar com os diferentes ou mesmo dizer a verdade: tudo agora é Bullying, é supostamente homofobia, misoginia, racismo, fascismo, não é “Politicamente Correto” – existe algo mais Nazista do que este suposto e unilateral “Politicamente Correto”?

food-truck-prepara-refeicoes-sem-teto-alimentos-iriam-lixo.jpg

POIS BEM: tudo isto chegou até mim. Nada parou nos altos muros da minha casa. Aos que me acusam e/ou censuram chamando-me de Elitista, o auge de minha tristeza neste 2017 aconteceu na semana passada: saindo de uma Boate no Centro do Rio de Janeiro, caminhando para apanhar um ônibus – admito: do tipo “Frescão”! – vi a triste realidade, a consequência direta de todas as coisas indignas do ser humano, que acima descrevi: famílias inteiras nas ruas. Não, não eram mendigos, eram os sem-tetos, via-se bem isto, pois eram pessoas limpas, deitadas ou sentadas em lugares que foram limpados e cobertos com mantas ou lençóis, casais, idosos, crianças… Alguém diria que “sempre foi assim”, mas nunca houve tantas pessoas nesta situação! Uma fila gigantesca até um carro, onde uma boa alma – não me interessa se tinha religião, qual era ou ainda se não tinha fé alguma! – estava ali, distribuindo comida.

Domingo passado, a mesma situação: estava indo para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, assistir o Ballet do Municipal – onde minha sobrinha do coração exerce esta paixão! – e, cruzando o Largo da Carioca, a mesma imensa fila, mescla de desabrigados com mendigos onde se distribuía comida. E, duas mendigas – visivelmente fora da razão, por álcool ou drogas, se não por ambos! – estavam brigando na rua. Muitos riam. A Guarda Municipal observava e ria…

download

A maior riqueza que todos nós podemos desfrutar não é o dinheiro, nem Festas ou prazeres, ou pior ainda, as “fantasias” que as pessoas criam em suas mentes doentias, postando no Facebook, enganando pessoas trouxas: O CORAÇÃO HUMANO, aquecido pela generosidade, pulsando o sangue da saúde que uma boa amizade promove, enchendo nossas mentes de bons pensamentos, nos motivando a fazer o bem, o melhor possível, mesmo que seja apenas para você mesmo – se sua capacidade não lhe permite ir além de você mesmo, não é egoismo – o egoísta não se ajuda, também se destrói com tudo que toca! – mas sim limitação humana! Esta é a grande riqueza que qualquer um pode desfrutar…

hap-696x392

Acreditem: viver vendo o lado bom da vida, das pessoas e circunstâncias jamais será alienação da realidade. O que vivemos hoje é pior do que uma alienação, é a mais pura exclusão de nós mesmos da realidade da condição humana.

2017 foi um aviso. Estamos saindo dele. Que com ele, todo este engano, erro, incapacidade, esta falta de uso consciente da capacidade criativa, inspiradora, motivadora e construtiva do ser humano se vá. Mesmo que, seja apenas para melhorar só a sua Vida, ainda assim, o seu, o meu, o nosso mundo todo muda, quando nos mudamos a nós mesmos… E Assim sendo, comigo existem até coisas úteis, inúmeras coisas fúteis, mas jamais algo inútil!

images

Não me deseje apenas um “Feliz 2018”: eu espero que você, junto comigo, construa este desejo…

Anúncios

1 Response to “BLOG DO PIMENTA PRÉ-2018”


  1. 1 Ana Carolina
    dezembro 15, 2017 às 8:05 am

    Ler de maneira detalhada tudo o que conversamos de forma aleatória dói! Um resumo da realidade do cotidiano. Estamos no conforto de nossas casas e não prestamos atenção no próximo, uma forma egoista de viver. Tudo o que falou é verdade. Ontem, vi o bem sendo feito, um grupo religioso alugou uma casa perto da minha…alugaram um onibus e trouxeram pessoas nessa mesma situação para dar almoço, muito organizado separando em grupos e com muito cuidado, lindo de ver!
    O que mais me chamou a atenção em tudo o que postou, foi a foto de uma menina toda maquiada. Esses dias tive o desprazar de ler uma matéria falando sobre pais que tiram a infancia das crianças para participar de concursos de beleza! Pais que perderam a guarda de seus filhos por não respeitar a individualidade deles, colocam silicone, botox em crianças de 6, 7, 8 anos para parecer mais velhar e encorpadas! Nunca imaginei uma coisa assim! Criança é criança! Por mais que o mundo evolua, dura realidade, e as crianças não brincam como nós brincávamos, ainda assim…criança é criança!
    Como mesmo disse, não cabe aceitar…tem que mudar! Se cada um, dentro de suas casas, no seio de sua família, tornar essa realidade diferente, ensinando a respeitar, amar o próximo e ter amor próprio…acredito que mudamos qualquer coisa…e não precisamos de Lula, Bolsonaro ou qualquer outro para isso.
    Tudo vem de dentro pra fora.
    Fiquei maravilhada, vendo a facilidade e o amor com que escreve. Leitura agradável! Que Deus permita, que no próximo ano possamos abortar temas melhores!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Anúncios
dezembro 2017
D S T Q Q S S
« maio    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Comentários

Ana Carolina em BLOG DO PIMENTA PRÉ-2018
Tadeu raphael martor… em COLÉGIO DA MABE – 90…
auto em GIL VICENTE
Jorge Antonio Barros em COLÉGIO DA MABE – 95 ANO…
Deyse Maria Manni Di… em COLÉGIO DA MABE – 94…

%d blogueiros gostam disto: