07
set
15

UMA VIDA DE LEMBRANÇAS NO 7 DE SETEMBRO


independencia

     ÉRAMOS PREPARADOS, com afinco, pela Madre Superiora, a Irmã Sineide – muito séria, firmemente executando aquele bumbo – marcando cada passo, alinhando os alunos para a Marcha Cívica do 7 de Setembro, que nossa escola, junto com outras tantas, mais os Quartéis realizavam na Quinta da Boa Vista, na Semana da Pátria. Visitas aos Quartéis eram pauta também, naqueles dias.

     Não que isto fosse exatamente uma novidade para nós, especialmente para mim, nascido no bairro de São Cristóvão, passando minha primeira infância na própria Quinta da Boa Vista, nossa escola ao lado da Quinta, vendo sempre os soldados executando marchas e corridas pelo bairro, pela Quinta, parque que, na minha infância, recebia nos domingos gente de toda parte, que assistia os quartéis exibirem todo maquinário do Exército Brasileiro, em exposição com militares in loco, explicando tudo sobre eles, especialmente os orgulhos nacionais, os tanques Cascavel e Urutu…

68AF4D0B736E479E9723C1AE652C9244

     Minha infância no 7 de Setembro tinha o uniforme da escola limpíssimo, sapatos pretos engraxadíssimos, as Freiras conferindo os mínimos detalhes. Estávamos em São Cristóvão, o bairro Imperial, na Quinta residência dos Monarcas brasileiros, um bairro desde sempre rodeado de quartéis, a casa da Marquesa de santos que virou um Museu… E, tudo isso recebia um verniz especial, graças ao Regime Militar, vigente naquela época…

resized_7_Setembro__124_

     Marchávamos, todos juntos, era lindo, era rápido, fazíamos parte da grandeza da Nação, pensava assim minha cabeça de criança que, nunca se cansava de ver aqueles tanques sendo guiados pela avenida principal da Quinta, com aquelas esteiras que eram um enigma para mim – como eles faziam para dobrar à direita, como se fazia para manobrar aquele gigante, que fazia o chão tremer em seu passeio, marcando naquele asfalto bruto seu rastro…

7-de-setembro-Foto-Agência-Brasil-440x294

     O meu último ano, naquele pequeno colégio, gerou uma preocupação em mim, pois talvez não mais marcharia na Quinta… Bobagem: o colégio para onde eu fui, o grande Colégio Pedro II só perdia em número no desfile para os militares… Imaginem: um colégio chamado Pedro II, criado pelo próprio Pedro II, não se faria presente ali? Ainda mais que, a maior unidade daquele educandário ficava bem ali, em São Cristóvão…

07_MHG_flores

     E, os anos foram passando, o governo dos Militares acabou, o país marchava ao passo civil, e meu amor pelo 7 de Setembro com seu desfile cívico continuava. Nos mudamos, no fim dos Anos 1980, de São Cristóvão para o Centro do Rio de Janeiro, o que simplesmente me fez assistir, por longos anos, os Desfiles Militares na grande Avenida Presidente Vargas, em pleno 7 de Setembro!

7mceetrlxmrecw69i7vzjh2lc

     Era 1989, na minha cabeça de início de adolescência, disse a mim mesmo: “a coisa ficou séria agora!”!

1v27bfc4ho9dtfge3bmg2sumj

     Era o Centenário da República do Brasil!  Assisti a Glória das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – aviões e helicópteros voando baixo, salvas de canhões de dentro do Campo de Santana – onde a República fora proclamada! – Cabalaria, Blindados, Militares, Colégios, os Veteranos da Segunda Guerra, entidades civis como a Legião da Boa Vontade – LBV – até a Comlurb – a Companhia de Limpeza Urbana – marchavam no 7 de Setembro!Pedro I

     Naqueles dias, muitos quadros foram restaurados, os Museus exibiam com orgulho quadros imensos, a população recebia “O Grito da Independência”, “A Batalha Naval do Riachuelo”, dentre outros, todos até hoje lá, em uma galeria imponente no Museu Nacional de Belas Artes, na Avenida Rio Branco, Centro do Rio, lugar que se tornou, por um bom tempo, minha segunda casa.

e01c0lqi0fdtryoa5tzgiestdfoto1-tl

     As Freiras e as aulas de Música no Pedro II, e até mesmo a minha Mãe em casa – ela vivia a cantarolar “‘O Cisne Branco, Em Noite de Lua…” – me possibilitaram acompanhar uma coisa que, desde minha infância, eu adorava: as Bandas Militares e os Hinos Oficiais executados sempre. No Centro, eu cansei de acompanhar os ensaios da Banda do Corpo de Bombeiros Militares, no quartel central da corporação… Uma certa canção que, com vergonha admito, até hoje não sei o nome, mas simplesmente me faz “sair marchando”, sempre que ouço, uma canção sempre executada no desfile de Cavalaria Mecanizada, algo que conheci graças a uma paixão que conservo até hoje: O DESFILE CÍVICO MILITAR DE BRASÍLIA!

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff chega em carro aberto para assistir ao desfile de 7 de Setembro

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff chega em carro aberto para assistir ao desfile de 7 de Setembro

     Talvez, a única coisa que trouxe de desde minha infância que conservo até hoje – além do meu próprio nome! – esse desejo enorme de assistir, em Brasília, o Desfile de 7 de Setembro! Na época do Governo dos Militares, lembro bem da emissoras de televisão cobrindo os desfiles de 7 de Setembro. Hoje, apenas as Redes Públicas de Televisão – hoje, a chamada Rede Brasil – no Rio de Janeiro, o canal 2, antiga TVE, faz esta cobertura.

Brasília - DF, 07/09/2012. Presidenta Dilma Rousseff durante o desfile cívico-militar de 7 de setembro.Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Brasília – DF, 07/09/2012. Presidenta Dilma Rousseff durante o desfile cívico-militar de 7 de setembro.Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

     Não se trata de política ou partido: de todos os presidentes que eu assisti neste desfile, tenho carinho pela presidente Dilma que, sempre que pode, mostra-se como uma membro da resistência ao Regime Militar mas, a frente desta nação, não desmerece a importância das Forças Armadas no Brasil de hoje! Não se trata de política mesmo, pois não gosto do PT, mas reconheço que os governos que mais investiram nas Forças Armadas foram o do presidente Lula e da atual presidente. Lembrem-se: devemos, por patriotismo e civismo, respeitar a pessoa que está a frente da Presidência da República, Comandante em Chefe das Forças Armadas do país, pessoa eleita democraticamente pela Nação. A “candidata Dilma” – assim como o “candidato Lula” – não recebeu meu voto, mas tem meu respeito absoluto, e desejo participativo para que realize um grande governo. É bobagem desejar o contrario: o fracasso do governo é a catástrofe de nossa nação, não devemos ambicionar isto, é indigno do 7 de Setembro tal coisa… Pessoalmente, considero um charme “uma presidenta” neste Rolls-Royce, nesta cena onde batedores em motos Harley Davidson mais um blindado nacional acompanham a presidente, é cinematográfica!

1100ant6188

     A história do Brasil desfila em Brasília: os Dragões da Independência, Bateria Caiena, e a Esquadrilha da Fumaça, tão brasileira, arrojada e moderna, encerrando com beleza e otimismo, orgulho e civismo, o lindo desfile da capita Federal. Mesmo em seus dias mais difíceis – houve época em que, sequer combustível fora fornecido para os carros de combate desfilarem! – quando nossas Forças Armadas sofrera um legítimo sucateamento, nossos Militares nos proporcionaram o Desfile de 7 de Setembro, sem reclamações ou críticas, no melhor estilo militar: Missão dada é Missão Cumprida. Como eu sei? Conheço a Família Militar, ouço sobre suas lutas, mas não vejo um único militar lamentar, porque eles sabem bem que quando um militar lamentar, a Nação perderá seu sentido de existência!

4d8lwoc82x2wnr8tdvd2inzcj

Nesta data tão especial – Nossa Data Nacional – que o nosso bom Deus guie as mentes que dirigem nossa nação, abençoe o povo brasileiro, carinhosamente fortaleça nossas Forças Armadas! Deixo aqui, com a alegria das lembranças vividas, o amor pelo meu Brasil, esperanças de um futuro tão grande quanto nossa extensão territorial, algo que só não é maior que as pessoas que são este país, meu Hino favorito, aprendido nos meus dias de Pedro II, quando seu autor – Maestro Guerra Peixe – era um professor aposentado da instituição: FIBRA DE HERÓI.

Anúncios

0 Responses to “UMA VIDA DE LEMBRANÇAS NO 7 DE SETEMBRO”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


setembro 2015
D S T Q Q S S
« jun   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.


%d blogueiros gostam disto: