15
out
12

DIA DO PROFESSOR – 15 DE OUTUBRO DE 2012


    Estamos diante de uma data comemorativa, que em importância perde apenas para as datas da Nação… Será? Até porque, sem eles, quem saberia o que são o 7 de Setembro, o 15 de Novembro, o 19 de Novembro… A minha vida é constantemente me perguntar: “O quê seria de mim, sem os meus professores?”! Seja para escrever um simples bilhete com caligrafia legível, seja para dissertar sobre o Regime Nazista; seja para ajudar um amigo, que recebe em casa um casal francês, seja ajudar as crianças em seu dever de casa. Está todo mundo correndo atrás destas vagas tão anunciadas, do mundo do “Petróleo & Gás”, mas sem o Professor…

       Os mais alegres dias da minha juventude, eu era rodeado deles, e quantas alegrias tantos deles oferecem aos trabalhadores maduros, que graças à injustiça social reinante em toda nossa nação, quando criança não estudaram, mas depois dos 60, 70 anos aprendem a escrever mais do que o próprio nome…

    Ser Professor não é um mero trabalho. Sabe, Trabalho é ser pedreiro, erguendo casas. Ser Professor é construir seres humanos! Quanta responsabilidade! Ser Professor é um Sacerdócio, digno daqueles Apóstolos de Cristo, que além de não serem compreendidos, eram escorraçados, apedrejados, martirizados.

     Se não bastasse, nossa atual sociedade ainda quer que o Professor ocupe, na vida dos jovens, funções que competem a Pai e Mãe; e o “pior”: os Professores são, de fato, muito melhores que os pais!

     Eu jamais me esquecerei, dos rostos de vários dos meus professores, quando coloquei em cartaz minha primeira Produção Teatral: eu tinha 19 anos de idade, e eles me olhavam como se “a missão da vida deles estivesse cumprida”… O quê eu não faria, para que aquela felicidade durasse muito mais!

     Em minhas bilheterias, todas as vezes que um Professor apareceu, trazendo seus alunos, eu jamais cobrei sua entrada: era o mínimo que eu podia fazer, diante da minha estima pela Classe dos Professores…

     Com salários vergonhosos e uma carga horária que faz a Princesa Isabel revirar em seu túmulo a gritar: “Eu já assinei a lei Áurea”, um exército de Professores diariamente entra nas salas de aula, para exercer um dos maiores atos de amor que alguém pode fazer: o ensinar! E, que verdadeira guerra é travada, no planejamento de uma aula, na melhor abordagem, sobretudo quando se tenta fazer um aluno, que como eu, era uma negação absoluta em Matemática, aprender, compreender, assimilar a Matéria… Nas Universidades, a coisa é pior, porque aquele aluno vem de um dia de trabalho duro, porque quem quer vencer na vida tem que se sacrificar; quantos amigos meus, Professores Universitários já me confidenciaram: “Às vezes, dá pena! É minha função facilitar a Matéria, sem fazer com que ela perca sua importância. Aí, só sendo artista!”…

     E, apesar de tudo, a reclamação mais veemente da Classe dos Professores é a do desrespeito e dos maus tratos sofridos por eles, por parte dos alunos, nas escolas Públicas e Privadas… Um absurdo! Os diretores e proprietários parecem que “lavam as mãos”, parece que isto não tem controle ou solução… A despeito da nobreza que envolve o serviço e a dedicação do Professor, eu lhes digo: é muito duro sofrer nas mãos de um aluno ingrato, mas muito mais ele sofrerá nas mãos DA VIDA, e com muitas lágrimas ele lamentará o dia em que ele desprezou seu Professor… Vingança? Muito pelo contrário: é assim que a Vida gosta de ser…

     Molière, o pai da Comédia Moderna, em sua Obra intitulada “O Burguês Fidalgo”, fala a cerca dos Professores, nas palavras do Monsieur Jourdain, o burguês fidalgo: “Quem me dera, na minha idade, levar palmatória na frente de todo mundo, mas saber tudo o que se ensina dentro de uma escola!”…

     UM FELIZ DIA DOS PROFESSORES A TODOS, é o que deseja este eterno aluno!

0 Responses to “DIA DO PROFESSOR – 15 DE OUTUBRO DE 2012”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

outubro 2012
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.


